ALPHA, BRAVO, CHARLIE. Nós vamos desvendar o alfabeto fonético da aviação para você
ALPHA, BRAVO, CHARLIE. Alfabeto Fonético da Aviação: Vamos desvendar essa linguagem?
Acredito que pelo menos uma vez você ouviu alguém no aeroporto falando isso e não entendeu nada né?
Pois é! No turismo usamos este tipo de alfabeto para se comunicar com clareza e precisão. É a linguagem usada pelos profissionais da aviação civil e do turismo para tornar a comunicação do setor mais entendível para todos.
Na verdade, a linguagem que usamos não foi criada para uso no turismo. Nasceu através do alfabeto aeronáutico da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e passou por algumas revisões antes de se tornar o alfabeto oficial da aeronáutica.
Vamos desvendar o Alfabeto Fonético para você! Prepare-se para impressionar seus amigos e seu interlocutor em qualquer lugar do mundo.
A história do Alfabeto Fonético
O primeiro alfabeto fonético foi criado em meados de 1920 pela União Internacional de Telecomunicações (ITU). Na época, o nome de cidades era usado para cada uma das letras:
Amsterdam, Baltimore, Casablanca, Denmark, Edison, Florida, Gallipoli, Havana, Italia…
E por aí vai!
Em 1942, as forças militares dos Estados Unidos resolveram adotar outro tipo de alfabeto: o Able Baker:
Able, Baker, Charlie, Dog, Easy, Fox, George, How, Item…
O fato é que esse alfabeto era composto só com palavras em inglês e por isso não foi muito aceito pelos outros países.
Em 1951, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) propôs uma nova versão, muito similar ao alfabeto que usamos hoje. Nele foi incorporado palavras em inglês e francês:
Alfa, Bravo, Coca, Delta, Echo, Foxtrot, Gold, Hotel, India…
Por fim, em janeiro de 1956 a OTAN, após uma revisão, adotou o alfabeto que perdura até hoje. E alguns anos depois a ITU estabeleceu de maneira universal esse alfabeto fonético.
A – Alpha, B – Bravo, C – Charlie, D – Delta, E – Eco, F – Fox, G – Golf, H – Hotel, I – India, J – Juliet, K – Kilo, L – Lima, M – Mike, N – November, O – Oscar, P – Papa, Q – Quebec, R – Romeu, S – Sierra, T- Tango, U – Uniform, V – Victor, W – Wiskey, X – X-ray, Y – Yankee, Z – Zulu
Agora que você já sabe a história dessa forma de comunicação, veja a diferença entre o Alfabeto da Otan e o Alfabeto Internacional.
Alfabeto Fonético da OTAN X Alfabeto Fonético Internacional
O alfabeto fonético da OTAN é o alfabeto de soletração mais utilizado no mundo e não têm conexão com sistemas de transcrição fonética como o alfabeto fonético internacional.
O alfabeto da OTAN usa palavras-chave para cada letra por meio de um princípio acrofônico (Acrofonia consiste em dar às letras de um alfabeto uma denominação de modo que o nome de cada letra começa com essa mesma letra. Por exemplo, A, “alpha”, “amarelo” e “amor” são nomes acrofônicas da letra A).
Isso permite que as palavras sejam pronunciadas e entendidas com clareza pelo transmissor e receptor da mensagem.
Por exemplo, se fossemos soletrar MICE Travel:
Mike, India, Charlie, Eco = MICE
Tango, Romeu, Alpha, Victor, Eco, Lima – Travel
Já o Alfabeto Fonético Internacional é um sistema de símbolos que foram concebidos pela Associação Fonética Internacional (AFI) com o intuito de facilitar a compreensão de palavras nos diversos idiomas.
Sabe aquela palavra entre colchetes nos dicionários? Então é ela. Serve para transcrever a pronúncia dos fonemas e seu objetivo é garantir que as palavras sejam articuladas corretamente.
Além disso, esse alfabeto facilita a aprendizagem, de uma língua estrangeira.
O AFI é muito utilizado por fonoaudiólogos, professores, estudantes de idiomas, cantores, atores e tradutores.
Quem utiliza o Alfabeto Fonético?
Agente de viagens, funcionários de companhia e hotéis ou qualquer pessoa do ramo de viagens, em especial de viagens corporativas, precisam saber o alfabeto fonético.
Nos aeroportos toda a comunicação é organizada por meio dessa linguagem.
Os pilotos em contato com a torre de controle, a tripulação em contato com a base de operação da cia, os funcionários de solo durante o embarque e desembarque. Todos conversam usando o alfabeto.
Além deles, ainda tem os funcionários das agências de viagens. Eles precisam conhecer o alfabeto para conversar com maior precisão com as cias e solucionar as demandas de vocês, viajantes.
Você já ouviu alguém no aeroporto falando isso e não entendeu nada? Vamos dar alguns exemplos para facilitar.
Você tem uma viagem a trabalho para São Paulo ás 15h, mas vai precisar alterar seu voo para as 18h. Quando solicita a alteração o seu agente de viagens faz a alteração usando o localizador (código de reserva) da sua passagem: ZN3FYK. Como ele fala?
Localizador do meu passageiro é Zulu, November, Três, Fox, Yankee, Kilo
Outra situação: Toda aeronave possui um código, como se fosse uma placa mesmo. Para decolar ou pousar o piloto precisa pedir autorização à torre e informar a base.
Suponhamos que a “placa” desse avião é PP- GOH:
Pedindo autorização para decolar/ pousar Papa, Papa, Golf, Oscar, Hotel
Ficou mais fácil assim, né?
Facilitando a comunicação com o Alfabeto Fonético
Abaixo está o alfabeto completo e a sua forma de pronúncia. Ele vai facilitar a sua comunicação quando estiver conversando com seu agente de viagens ou com os funcionários da companhia ou ainda com os agentes de atendimento do hotel em que vai se hospedar.
Agora vamos a mais alguns exemplos:
Como soletramos o nome Ana Paula ?
Alfa, November, Alfa, space, Papa, Alfa, Uniform, Lima, Alfa
Como soletramos o nome Wilie Wonka
Whiskey, Índia, Lima, India, Echo, space, Whiskey, Oscar, November, Kilo, Alfa.
Desta maneira quando a Ana Paula ou o Wilie Wonka chegasse ao hotel ou ao aeroporto o nome deles estaria correto.
Conclusão
Agora você já sabe o que os agentes de aeroporto tanto falam nos rádios de comunicação e como você deve falar seu localizador.
Pode aproveitar essa lista para praticar. Sugiro que comece soletrando seu nome.
Aqui na MICE Travel nossos atendentes são especialistas e já estão com alfabeto fonético da OTAM decorado para poder te ajudar com reservas, solicitações, alterações e dúvidas.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para que eles também aprendam o alfabeto fonético da aviação.
Para me despedir vou usar o alfabeto que você acabou de aprender.
Mike Uniforme India Tango Oscar
Oscar Bravo Romeu Índia Golf Alfa Delta Oscar